Sua empresa entre as melhores

Fala Vip

18/09/2018

Entrevista com Vera Jafferian (Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Psicologia Educacional).

1)Qual é o papel do psicopedagogo?

O psicopedagogo atende a pessoa que apresenta dificuldades na aprendizagem orientando-a na organização e planejamento da rotina escolar e nas questões que a impedem de aprender. Também propõe situações para que o paciente encontre um modo de aprender de acordo com suas habilidades respeitando o tempo e o ritmo de cada um.

 

2)Quando deve se procurar a ajuda deste profissional?

Quando as crianças e adolescentes não conseguem realizar as atividades propostas pelos professores, não tem uma rotina, não aceitam regras, não tem limites e não sabem lidar com a frustração de não conseguir aprender.

 

3)Como acontece o atendimento psicopedagógico?

Inicialmente é realizado um encontro com os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes para fazer a anamnese que é o momento que os pais vão contar a história de vida do filho e depois é iniciada a avaliação psicopedagógica durante 5 sessões. Após o término da avaliação se o diagnóstico for referente a uma dificuldade de aprendizagem ou um transtorno como a hiperatividade, dislexia ou outro é indicado pelo psicopedagogo o acompanhamento psicopedagógico. E o trabalho é realizado em parceria com a família, com o professor e o coordenador da escola e com demais profissionais envolvidos, se houver.

Durante o acompanhamento psicopedagógico serão realizadas sessões semanais com a proposta de ajudar o paciente a ter segurança e confiar nas capacidades que tem para que consiga realizar as atividades propostas de acordo com seu tempo e seu ritmo enfrentando os desafios. São propostas atividades com jogos, com atividades de leitura e escrita entre outras.

 

4)Atualmente qual é a principal dificuldade escolar dos jovens?

A meu ver é ter foco e se aprofundar nos estudos para enfrentar os desafios e as dificuldades que possam ter. Pois atualmente tudo fica acessível com as pesquisas no google e com as redes sociais e muitas vezes os estudantes usam estas ferramentas nas lições de casa e em provas e não se interessam em pesquisar e participar ativamente em aulas práticas.

 

5)Como enxerga o cenário atual da educação no Brasil?

A educação brasileira passa por um momento delicado com muitos problemas de baixo desempenho escolar dos alunos e de professores desmotivados e mal remunerados.  A escola precisa resgatar seu papel de formar alunos capazes de lidar com as diversidades, como protagonistas, buscando soluções para inovar e melhorar a realidade e o contexto em que estão inseridos e pensando em projetos de vida para si e para os outros. Há muito que ser feito para melhorar a educação no Brasil.

 

6)E para terminar como avalia essa onda de medicamentos para melhorar a atenção que estão dando para nossas crianças? E qual o real impacto de tudo isso?

É  preocupante o cenário atual da patologização de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo porque a criança e o adolescente que  tem alguma dificuldade escolar ou social são encaminhados pelos pais e/ou por educadores para avaliação médica. Acontece que muitas vezes são rotulados e medicados com as pílulas milagrosas que camuflam o que está acontecendo e não resolve, apenas acalma pais e educadores.

Acho fundamental que as avaliações psicopedagógicas, psicológicas e médicas sejam feitas conhecendo a história de vida do paciente, com as informações da vida escolar, social e familiar e não apenas um rápido bate papo. Muitas crianças são medicadas com o metilfenidato, mais conhecido como Ritalina, com muitos efeitos colaterais. Há casos em que é necessário o medicamento mas com informações detalhadas sobre o paciente.

Hoje estas crianças rotuladas e medicadas deixam de mostrar suas capacidades e, muitas vezes, não são incentivadas pelo educador para ter autonomia e segurança para enfrentar os desafios na escola e na vida.

 

Dra. Vera Helena Peres Jafferian

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Doutora em Psicologia Educacional.

www.reaprenderaaprender.com.br

Fala Vip - Anteriores 2015

Jorge Lordello

Mauricio de Sousa

Ovadia Saadia

Chef Bel Coelho

Giovanna Antonelli

Roberto Ferrari

Fala Vip - Anteriores 2016

Suely Couto

Aninha Monteiro

Sergio Waib

Gabriel Taco

Ana Bittar

Ligia Kogos

Adelina Alcântara Machado

Fala Vip - Anteriores 2017

Lilian Schiavo

Mara Carvalho