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Dicas de Alimentação Saudável com a Dra. Vilani Figuiredo Dias.

Comportamento Alimentar.

Conquiste hábitos saudáveis ! Você pode comer de tudo.

 

A alimentação exerce grande influência na qualidade de vida das pessoas. Uma boa alimentação garante saúde e energia, mas saber o quê e o quanto comer não é tarefa simples, uma vez que fatores como o ambiente familiar, hábitos culturais, fatores socioeconômicos, presença de doenças e influência da propaganda refletem diretamente no comportamento alimentar dos indivíduos. Neste contexto, é preciso ter cautela, e “dietas restritivas” com poucas calorias, pobre em nutrientes ou que excluem determinados alimentos não contribuem de forma positiva neste processo. Sendo assim, distúrbios de comportamento alimentar tornam ainda mais vulneráveis às carências nutricionais e ao desenvolvimento de doenças correlacionadas à alimentação e ao estilo de vida.

Assim  fica claro que a alimentação e nutrição são fatores importantes na promoção da saúde, nesse sentido, a alimentação é condição essencial, uma vez que refletirá na sua capacidade de realizar trabalho, de aprender, na sua forma física e na longevidade, influenciando diretamente em seu equilíbrio metabólico.

Uma refeição balanceada deve ser representada pela variedade de alimentos, pela qualidade, quantidade a ser consumida e pelo fracionamento da dieta individualizada para você, de acordo com o seu ritmo de vida e atividades desenvolvidas, ou seja, dividir as refeições várias vezes ao dia, ainda que apresente controvérsias no seu benefício. Estudos demonstram que o mais importante é trabalhar a individualidade e ajustá-la para atender tais necessidades.

Portanto a sua alimentação vai além do simples processo de ingestão alimentar, envolvem escolhas mais assertivas dos alimentos com características mais saudáveis, biodisponibilidade dos nutrientes entre si, mudanças no comportamento alimentar e no estilo de vida para obtenção da saúde e o bem-estar físico e mental.

Dra. Vilani Figuiredo Dias.

O termo tão utilizado “comida de verdade" parece ser o diferencial no momento, mas na verdade, nunca devia ter saído de moda e precisa ser resgatado. Sabemos que abrir mão de alimentos convidativos ao paladar, como doces, salgadinhos, produtos de pastelarias, bebidas e guloseimas em geral, não é tarefa fácil, mas que pode ser conciliado a um equilíbrio, ou seja "pode tudo” com a devida atenção a quantidade e frequência de consumo.

 A indústria alimentícia tem investido diariamente na imagem e crescem cada vez mais as opções de produtos com cara “fitness”, mas extremamente prejudiciais para quem deseja um estilo saudável ou emagrecer com saúde, desta forma, aposte em alimentos de boa qualidade nutricional, uma vez que todos os nutrientes são importantes na composição da alimentação, como os carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras. Estes nutrientes estão distribuídos nos diversos alimentos e a sua combinação na ingestão diária é o que levará você a ter um equilíbrio nutricional. Portanto   permita-se conhecer e introduzir em sua alimentação mais alimentos in natura legumes, frutas, verduras, leguminosas, tubérculos, sementes, frutos oleaginosos, cereais integrais, carnes magras, leites e derivados desnatados e, em contrapartida, evite os alimentos processados e ultra processados, ricos em sal, gorduras, açúcares e conservantes, além dos cereais refinados e os abusos do café e álcool, fique atento às promessas e aos apelos da mídia.

Sendo assim, a variedade, a qualidade e a quantidade de alimentos ingeridos, associados à prática de atividade física regular, são consideradas medidas simples no estilo de vida é que farão a diferença neste processo e que nunca sairão de moda.

Para manter uma alimentação saudável e eliminar os excessos, procure dar a devida atenção à alimentação e busque orientação com o nutricionista para capacitá-lo a elaborar cardápios autônomos e saborosos para o dia a dia, que atendam os cinco sentidos e os princípios da gastronomia e, assim, tornar a sua alimentação mais convidativa. No entanto, busque valorizar a gastronomia saudável, enaltecendo os alimentos locais e da época, partilhar habilidades culinárias, realizar refeições em família para que, juntos, a caminhada para a construção de novos hábitos alimentares se efetive e você possa dizer adeus ao modismo e a "fobia calórica alimentar", porque os alimentos são muitos mais que calorias neste processo dinâmico que é alimentação.

Mudança de comportamento alimentar é um desafio difícil de ser encarado, mas é possível de ser incorporado, no entanto para dar certo precisa ser agradável e prazeroso também. Desta forma o aconselhamento com o nutricionista com metas alcançáveis e sustentáveis deve ser seguido para atingir uma alimentação consciente, autônoma que gere saúde dando origem a um novo comportamento alimentar e uma vida equilibrada.

 

Dra. Vilani Figuiredo  Dias

Nutricionista

Mestre em ciências da Nutrição - Nefrologia  UNIFESP

CRN-3  9748

 

http://clinicasementes.com.br/atendimento-nutricional-na-saude-agenda-aberta/