Sua empresa entre as melhores

Momentos

3ª Exposição Universo Cerâmico 2018.

De 5 a 15 de junho, o Atelier Tsuru promove a III Exposição Universo Cerâmico 2018, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo. Este ano, o evento espera reunir um acervo com aproximadamente 100 obras de arte, todas concebidas com o uso de procedimentos cerâmicos.  De acordo com a curadora e idealizadora do Projeto Universo Cerâmico, Eliana Tsuru, o evento preserva os mesmos objetivos, nesses três anos consecutivos de realização, mantendo o apoio da ALESP. “Nossa proposta principal é valorizar a Arte Cerâmica, dentro do contexto das Artes Plásticas, criando uma amostragem do que se pratica no Brasil, sob a ótica da evolução do design, variedade de acabamentos e queimas, e mediante um conceito que atende aos padrões exigidos por galerias, museus e grandes espaços públicos, destacando com a resistência do material, obtido a partir das diferentes aplicações de queimas. Tanto que este ano teremos a presença de museólogos e galeristas. Entre eles, Simon Watson, galerista de Nova York que fixou residência em São Paulo e é apaixonado pela vitalidade criativa e cultura do artista brasileiro”, ressalta a curadora.

Em todo o mundo, a Arte Cerâmica preserva seus aspectos artísticos e é valorizada por museólogos e galeristas. No Brasil, o segmento começa a se desprender dos moldes artesanais e utilitários, vislumbrando a obra dentro do conceito estético e plástico. E nesta exposição, Eliana Tsuru ampliou a participação de artistas renomados e iniciantes, num mesmo nível de qualidade artística e técnica, onde todos exploram o inusitado que toda argila pode oferecer, desenvolvendo trabalhos de diferentes dimensões e estilos. “É um projeto que visa unir num só espaço a consagração de um artista como Francisco Brennand, ao lado de artistas renomados e  iniciantes. São talentos brasileiros, que nem sempre encontram espaço para expor seu trabalho. Nossa única exigência é que cada obra destaque um conceito da cerâmica artística”, defende Eliana.

Cada artista pode participar com duas obras, sendo utilitárias, placas de parede, pratos decorativos, instalações, esculturas ou objetivos, produzidos em baixa ou alta temperatura, raku modelagem manual ou em torno. Todo o acervo será avaliado por um júri formado por artistas, críticos e especialistas em Artes do Fogo e Artes Plásticas. Conforme destacou a curadoria do evento, este ano a terceira edição está dividida em cinco categorias, com primeiro, segundo e terceiro lugar em Modelagem de Alta e Baixa Temperatura, Escultura e Pintura em Cerâmica, além do Grande Prêmio Universo Cerâmico e entrega de medalhas de menção honrosa.

Durante a solenidade de abertura, além do comparecimento de autoridades e imprensa, os convidados serão agraciados com a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, executando o Hino Nacional.

Proposta surgiu em 2015

O projeto de Eliana Tsuru, começou em 2016, com a I Exposição Universo Cerâmico, com o objetivo de reconhecer, valorizar e premiar os melhores trabalhos inscritos. Na ocasião, Máyy Koffler figurou como a artista homenageada. No ano passado, a homenageada foi Kimi Nii. Sendo assim, todos os anos, a curadora elege uma artista para render homenagens, considerando o perfil de sua carreira e sua relevância na história da Arte Cerâmica Brasileira.

 

Eliana Tsuru é curadora, artista plástica e ceramista, formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie. Tem especialização em pintura com baixo esmalte (Duncan University e Mayco). Ministrou aulas na Belas Artes, MuBE-Museu Brasileiro da Escultura, Banco Central e atualmente em seu atelier, instalado na região da Vila Mariana, São Paulo/SP.

 

III Exposição Universo Cerâmico 2018

Curadoria de Eliana Tsuru

Apoio: Assembleia Legislativa de São Paulo, SINAP-ESP/AIAP/UNESCO (Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos / International Association of Art), Cia Arte Cultura – Marketing Artístico, Art Quality, Arte Brasil Materiais, Banstur – Viagens de Turismo, CCC-Centro de Cultura Cerâmica, Chave de Luxo, Fornos Jung, Idene-Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Jornal Sem Fronteiras , Revista Mão na Mass, Risi – Produtos Cerâmicos, Paschoal Giardullo Massas EPP, Saborama e Zeramics.

 

Coquetel de abertura e cerimônia de premiação: Auditório Paulo Kobayashi

Data: 5 de Junho de 2018 (terça-feira) - das 19 às 21h30

Período para visitação: 5 a 15 de junho – De segunda a sexta-feira – das 9 às  20 horas

Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP

Estacionamento no local