Sua empresa entre as melhores

Roko Brasil

(Cultura, Letras e Artes)

24/09/2018

Rafael no Centro Cultural FIESP.

Na noite de 18 de setembro, a artista plástica, curadora e jornalista Ana Bittar visitou a Exposição Rafael e a Definição da beleza – Da Divina Proporção à Graça, sob a curadoria de Elisa Byington no Centro Cultural FIESP. Em 2020 a morte de Rafael fará 500 anos, e a Exposição antecipará as celebrações.

A mostra apresenta obras de diversas e importantes coleções de galerias e museus italianos e obras inéditas da coleção Yunes, de São Paulo, da Fundação Eva Klabin, do Rio de Janeiro, e um conjunto de mais de 50 gravuras produzidas no ateliê de Rafael e seus discípulos que hoje integra o acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

 

São oito seções com diversos recursos visuais, que ajudam o público a entender melhor o processo de criação, de Rafael. As oito seções são: A Divina Proporção, Virtudes da Imitação, Idade de Ouro, Uma nova Beleza,  Invenção e Execução, Instrumentos da Fama.

 

Segundo a curadora da Exposição, a disputa que ocorria entre os grandes Mestres da época, e o grande ponto da mostra é a evidenciada substituição da objetividade do pensamento matemático pela subjetividade do olhar artístico.

 

Explicando melhor Rafael substitui gradativamente a proporção matemática nas suas obras por um olhar mais sentimental, artístico. Traduzindo a beleza em um colorido de maior harmonia, expressões com mis sentimentos, a naturalidade da articulação entre as figuras, a variedade das fisionomias e a elegância dos gestos.

 

Apesar de ser mais novo Rafael, desfrutou de um grande prestígio sendo convidado pelo Papa Julio II para decorar seus aposentos no Vaticano, na mesma época que Michelangelo pintava a Capela Sistina.

 

Ambos foram muito reconhecidos pelos trabalhos realizados.

 

De 19 de setembro a 16 de dezembro

Terça a sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 10h às 20h

CENTRO CULTURAL FIESP

Galeria de Arte

Avenida Paulista, 1313

 

ENTRADA GRATUITA

Ana Bittar

Elisa Byington e Ana Bittar

Desejo a todos saúde, paz e sucesso!

Roko Brasil