Sua empresa entre as melhores

Roko Brasil

(Cultura, Letras e Artes)

01/11/2018

A Galeria 22 Apresenta, a Arte de Corina Ishikura.

Com uma seleção de 40 obras, a artista compõe a mostra Caleidoscópio que flui em cores e infinitas paisagens

Na mostra Caleidoscópio, a paulistana Corina Ishikura imprime a sua arte na cidade. Quem passar pela avenida Juscelino Kubistchek 417 verá, na fachada da Galeria 22, um painel de cores e infinitas paisagens que pretende se integrar no movimento de São Paulo. Amarelo, azul, vermelho, tons vibrantes que a artista traz no cotidiano de quem estiver caminhando ou de carro no trânsito da cidade.

A curadoria é de Leila Kiyomura, crítica das associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte e jornalista da Universidade de São Paulo. “Em 40 obras produzidas nos últimos três anos, é possível observar imagens que se transformam com a luz e o tempo do olhar”, explica. “O espectador tem a impressão de estar contemplando um caleidoscópio. Se observar do alto, da esquerda, direita, verá diferentes imagens.”

Visitar a mostra é um exercício para o visível e a descoberta do invisível. “Há oito anos, desde que decidiu se dedicar integralmente à própria pintura, Corina viveu a inquietude dos questionamentos da arte”, observa Leila. “Pesquisou técnicas, linguagens. As paisagens começaram a emergir como se estivessem mapeando territórios”. As aulas de desenho e escultura com o mestre Elias Muradi orientaram os caminhos.

A pesquisadora e crítica chama a atenção para as obras de 2015, 2016, quando Corina buscou a materialidade da superfície pictórica, trabalhando com os pigmentos da cera de abelha. “Meu processo de criação parte da observação e contemplação de lugares, seres, formas, texturas, movimentos, cores, tudo que nos cerca”, explica Corina. “Entendo que a percepção vai além dos cinco sentidos, envolve o interno e o externo.  Do que fica salvo nesse espaço de escolhas tento colocar no papel ao meu modo, e essa materialização pode ocorrer ou não, pode seguir seu caminho, ganhar força e se materializar através da encáustica fria, que por vez também pode oferecer mais desdobramentos em infinitas possibilidades.”

Corina viajou para o Japão em 2017 para uma residência cultural programada pela Fundação Mokiti Okada, nas cidades japonesas de Hakone, Atami e Quioto. Uma vivência que trouxe um novo horizonte para a sua pintura. A materialidade nos trabalhos recentes se dilui em espaços vazios. A superfície pictórica existe, mas é coberta por camadas de tinta. Aparece como os recifes de coral no oceano”, observa Leila.  Hoje, com a orientação do mestre e pintor Kazuo Wakabayashi, a arte de Corina tem o desafio do gesto silencioso na pintura. “Na travessia da arte, Corina está descobrindo a síntese da cor e da forma. Busca o instante de um haicai. Um invisível que o espectador atento irá perceber”, conclui a curadora Leila Kiyomura.

 

Galeria 22 e o incentivo aos novos artistas

No empenho de incentivar os artistas, a Galeria 22 tem a satisfação de apresentar o trabalho de Corina Ishikura. A mostra Caleidoscópio ocupa as instalações especialmente projetadas para apresentar as mais variadas expressões da arte.

“A Galeria 22 atua no mercado de arte há quase 25 anos”, explica o diretor e proprietário Hugo Maia de Arruda Pereira Filho. “Reúne em seu acervo, aproximadamente, 1800 obras entre pinturas, desenhos e esculturas.”

Em seu espaço de vendas e exposições, a Galeria 22 disponibiliza obras de artistas como Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Candido Portinari, Arcangelo Ianelli, Victor Brecheret, Inos Corradin, Aldemir Martins, Tomie Ohtake, Aldo Bonadei, entre outros.

A Galeria 22 está localizada na Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 417, no Itaim Bibi, em um amplo espaço projetado para oferecer um ótimo atendimento aos seus clientes, além de facilidade de acesso e estacionamento próprio.

Para mais informações, acesse www.galeria22.com.br, ligue para 11.3742-0294 ou acompanhe a Galeria 22 no Facebook e Instagram.

 

Exposição Caleidoscópio

Aberta ao público de 25 de outubro a 09 de novembro de 2018

de 2ª a 6ª feira das 10h às 17h

Desejo a todos saúde, paz e sucesso!

Roko Brasil